27 de mai. de 2013

Avaliação da hepatotoxicidade da água e sal obtidos nos lagos salgados Okposi e Uburu, Nigéria

   A avaliação de possíveis implicações na saúde decorrentes do consumo crônico de sal e água provenientes dos lagos salgados Okposi e Uburu foi levada a termo empregando ratos albinos machos adultos. Os ratos foram alocados em grupos que passaram a receber, por via oral, doses de 1 ml/kg de água lacustre in natura, água semiprocessada ou soluções de sal lacustre, processado 10%, por sete dias consecutivos. A atividade física, as erações na massa corpórea, as concentrações de proteínas séricas totais e a atividade de transaminases foram monitoradas e comparadas com aquelas dos animais-controle que receberam volumes equivalentes de água destilada. Os resultados revelaram que as águas dos dois lagos in natura promoveram a maior redução de atividade física, mas também responderem pelas maiores atividades e transaminases séricas, ao passo que as soluções de sal processado parecem ter causado os menores efeitos, quando comparados com os do grupo controle. As águas in natura também causaram as maiores reduções nos níveis de proteínas séricas totais (p<0.05) em relação ao controle. Contudo, enquanto as atividades de transaminases seguiram a seguinte ordem: águas in natura > água semiprocessada > soluções de sal processado, a ordem de redução de massa corpórea e de proteínas séricas totais foi: água in natura > soluções de sal processado > água semiprocessada. Estes resultados sugerem que a água dos lagos salgados Okposi e Uburu consumida in natura é tóxica e causou os maiores danos hepáticos. Ainda, o processamento parece melhorar a segurança das águas dos lagos em questão. Métodos de processamento que visem a redução de possíveis efeitos adversos à saúde devem ser empregados.

Fontes:
Água

26 de mai. de 2013

XV Festival FB

Essa é a 15ª edição do Festival Farias Brito que nesse ano teve como tema: Ano Internacional de Cooperação pela Água.O país sorteado para a nosso turma,1º ano 5 da tarde foi a Nigéria.
A Nigéria é o país mais populoso da África e o oitavo país mais populoso do mundo; com uma população de mais de 148 milhões de habitantes, o país contém a maior população 'negra' no mundo. É uma potência regional, está listado entre as economias "Próximos Onze"(é o conjunto de onze países identificados pelo banco de investimento Goldman Sachs como de grande potencial para figurar entre as maiores economias do mundo junto com os BRICs.), e é um membro da Comunidade. A economia da Nigéria é uma das com o crescimento mais rápido do mundo; o Fundo Monetário Internacional projetou um crescimento de 9% no país em 2008 e 8.3% em 2009. A maioria da população do país vive na pobreza absoluta.
Esperamos que gostem e qualquer duvida entre em contato conosco. Agradecemos desde já, a vocês e ao colégio Farias Brito , por estar nos dando a experiencia de conhecer países diferentes e a chance de estarmos mostrando a vocês um lado que ninguém conhece da Nigéria

Qualidade da água na Nigéria

Muitas comunidades rurais do estado de Imo, Nigéria oriental, não têm acesso à água potável, sendo que a água da chuva tem sido sua principal fonte. Neste estudo, foram determinados os níveis bacterianos da água da chuva em três comunidades, Umunumo, Egbema e Ihiagwa. As amostras foram colhidas diretamente de telhados de zinco, telhados de sapê e telhados de amianto em diferentes períodos de chuva, mês de maio (começo das chuvas), mês de julho (pico das chuvas) e outubro (final das chuvas). A água acumulada de telhados de zinco da comunidade de Umunumo também foi examinada. O nível bacteriano foi alto no começo das chuvas nas amostras coletadas nos telhados de sapê, sendo seu maior valor em Egbema (7,4 x 103 cfu/100 ml). Os níveis de coliformes totais e coliformes fecais (Escherichia coli) tiveram picos no começo das chuvas, 10 – 36 cfu/100 ml e 1 – 5 cfu/100 ml, respectivamente. Também nos reservatórios subterrâneos a contagem total de bactérias, coliformes totais e coliformes fecais totais foi muito elevada. As amostras estudadas dos meses de julho (pico) e outubro (final) de todas as comunidades estavam dentro do padrão de qualidade de água potável da OMS. Usando um modelo estatístico (para a = 0,05), a hipótese nula foi rejeitada para os métodos e o período da coleta, enquanto que o local de coleta foi aceito. Portanto, apenas o período e o método de coleta das águas das chuvas afetam os níveis bacterianos.

Projetos de Água Potável


  • De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável. Sem água potável, muitas pessoas são acometidas de doenças inclusive cólera, diarreia e febre tifoide. Em 2002, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias iniciou um trabalho para melhorar a saúde das comunidades fornecendo acesso a fontes de água potável.
  • Fontes de água dependem da área e das necessidades da comunidade, mas podem incluir poços, armazenamento de água, sistema de captação ou de purificação da água.
  • Os membros da comunidade são envolvidos no planejamento e implementação de cada projeto e fornecem a maior parte da mão de obra. Representantes da comunidade são treinados para fazer a manutenção do sistema instalado.
  • Em 2006, os projetos de água potável foram conduzidos em 32 países e beneficiaram mais de 1.1 milhões de pessoas em mais de 1.000 comunidades. Os países incluem: Algéria, Armênia, Camboja, China, Etiópia, Fiji, Filipinas, Gana, Índia, Indonésia, Laos, Libéria, Madagascar, Malásia, Mianmar, Moçambique, Mongólia, Namíbia, Nepal, Nigéria, Peru, Quênia, República Democrática do Congo, República Dominicana, Romênia, Samoa, Tanzânia, Tonga, Truk, Uganda, Vanuatu e Vietnã.
Fonte:
Água potável

Nigéria também sofre com a cólera

Depois de atender as vítimas da cheia, MSF se concentra agora no tratamento da doença
Desde as inundações que devastaram o Goronyo, no estado de Sokoto, na Nigéria, no início de setembro, nossas equipes de saneamento tem fornecido água potável para a população deslocada em oito localidades. Até agora, foram entregues 2.355 m³ de água. As necessidades de atendimento às vítimas da enchente estão diminuindo com o passar do tempo e as atividades que Médicos Sem Fronteiras ainda mantém na área estão sendo repassadas às autoridades locais.

A prioridade agora é o tratamento da cólera. Vários casos foram registrados em Sokoto.  Em lugares onde a situação é mais grave, uma das medidas é colocar cloro nos tanques de abastecimento públicos. O Ministério da Saúde está distribuindo solução de cloro para a desinfecção das casas e dos locais de abastecimento de água.

Dados explicativos

Religiões: Cristianismo 47,2% (independentes 20,3%, anglicanos 15%, outros 11,9%), islamismo 42%, crenças tradicionais 10,5%, sem religião e ateísmo 0,3%.
População: 154.728.892 habitantes. (Homens: 77.547.502; Mulheres: 77.181.390).
Densidade demográfica: 167,5 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 2,3%.
População residente em área urbana: 49%.
População residente em área rural: 51%.
Analfabetismo: 28%
População subnutrida: 9%.
Taxa de mortalidade infantil: 108 para cada mil nascidos vivos.
Esperança de vida ao nascer: 47 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 47%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 30%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,423 (baixo).
Moeda: Naira.
Produto Interno Bruto (PIB): 212,1 bilhões de dólares.
PIB per capita: 1.169 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, Opep, UA.
Fonte: 
Geografia da Nigéria

Crianças morrem diariamente devido à falta de água potável

Enquanto o mundo celebra o Dia Mundial da Água, o UNICEF exorta governos, sociedade civil e cidadãos a lembrar que, por trás das estatísticas, há o rosto de crianças.
Em todo o mundo, aproximadamente 2 mil crianças com menos de 5 anos morrem diariamente devido a doenças diarreicas e cerca de 1.800 dessas mortes estão ligadas à água, ao saneamento e à higiene.
"Às vezes, nós nos concentramos tanto em grandes números, que deixamos de ver as tragédias humanas que estão por trás de cada estatística", afirma Sanjay Wijesekera, chefe global do programa de água, saneamento e higiene do UNICEF.
"Se 90 ônibus escolares cheios de crianças pequenas sofressem acidentes a cada dia, sem nenhum sobrevivente, seria notícia em todo o mundo. Entretanto, é precisamente isso o que acontece todos os dias devido à falta de água potável, saneamento e higiene", completa Wijesekera.
Quase 90% das mortes de crianças por doenças diarreicas estão diretamente ligadas à água contaminada, à falta de saneamento ou à higiene inadequada. Apesar da redução significativa dessas mortes durante a última década, de 1,2 milhão de mortes por ano em 2000 para cerca de 760 mil por ano em 2011, o UNICEF ressalta que esse número ainda é muito alto.
Dados do UNICEF sobre a mortalidade na infância mostram que cerca de metade dos casos de mortes entre os menores de 5 anos ocorre em cinco países: Índia, Nigéria, República Democrática do Congo, Paquistão e China. Dois países - Índia (24%) e Nigéria (11%) - respondem juntos por mais de um terço de todas as mortes de menores de 5 anos. Esses mesmos países também têm populações significativas sem acesso à água potável e ao saneamento melhorado.
Dos 783 milhões de pessoas no mundo sem acesso à água potável melhorada, 119 milhões vivem na China; 97 milhões, na Índia; 66 milhões, na Nigéria; 36 milhões, na República Democrática do Congo; e 15 milhões, no Paquistão.
Os dados relativos ao saneamento são ainda mais desoladores. Pessoas sem saneamento básico nesses países são: 814 milhões na Índia; 477 milhões na China; 109 milhões na Nigéria; 91 milhões no Paquistão; e 50 milhões na República Democrática do Congo. A melhoria em água e saneamento contribuiria muito para a redução da mortalidade na infância nesses países.
"Os números podem ser abstratos, mas representam vidas reais, de crianças reais", lembra Wijesekera. "Cada criança é importante. Cada criança tem o direito à saúde, o direito à sobrevivência, o direito a um futuro."
Wijesekera diz que o progresso já alcançado desde 1990 mostra que, com vontade política, com investimento, com foco na equidade e no alcance das populações mais remotas, cada criança poderá ter acesso à água potável e ao saneamento melhorado, talvez dentro de uma geração.
Fonte:
UNICEF

25 de mai. de 2013

Nigéria: Curiosidades

- A Nigeria está localizada na África Ocidental. Situando-se no Golfo da Guiné. Abuja é a capital da Nigeria.

- O nome do país (Nigeria) foi criado devido a fusão pas palavras Niger e Area que siginificam respectivamente ("negro" e "área").

- A Nigeria possui a terceira maior industria cinematográfica do mundo. Está atrás apenas de Hollywood e Bollywood. O filme de maior sucesso é o de 1992 chamado Living in Bondage.

- A Nigeria possui uma boa educação de ensino.

- Mais de 61% da população é alfabetizada.

- As três cidades mais populosas em ordem são: Lagos, Kano e Ibadan.

- O país é uma república federativa e possui 36 estados e o Território Federal da Capital Abuja. A capital não pertence a nenhum estado.

- É o país mais populoso da África e o oitavo país mais populoso do mundo.
Em tamanho, o país é um pouco maior que o estado brasileiro do MT Mato Grosso.

- A economia da Nigeria é a que tem mais rápido crescimento no mundo.

- A moeda oficial do país é Naira.

- A língua oficial falada no país é o inglês.

- As religiões mais seguidas no país são: Islamismo e Cristianismo.

- O país possui o clima tropical e semiárido.

- A cidade que possui mais população é Lagos.

- O hino nacional é: "Arise, O compatriots" que significa: "Levantem-se, ó compatriotas".

Fontes: Hlera

23 de mai. de 2013

Shell condenada parcialmente por poluição na Nigéria

Empresa-mãe escapa a responsabilização direta, mas filial nigeriana terá de pagar indemnizações num dos cinco casos avaliados por tribunal holandês.
Água poluída junto a uma refinaria ilegal na Nigéria.
A empresa petrolífera Shell foi ilibada em quatro de cinco acusações de que era alvo, num processo relacionado com derrames de petróleo na Nigéria.A filial da empresa naquele país – a Shell Nigeria – foi considerada culpada por um dos derrames, ocorridos entre 2005 e 2007, na zona do delta do rio Níger.
 Mas a empresa-mãe do grupo multinacional, com sede na Holanda, foi ilibada de qualquer responsabilidade.O processo contra a Shell tinha sido intentado em 2008, num tribunal holandês, por quatro agricultores nigerianos e pela organização ambientalista internacional Amigos da Terra. 
Os agricultores reclamavam indenizações por derrames que poluíram o solo e a água em três aldeias, impossibilitando a sua utilização como fonte de recursos para as comunidades da região.O caso estava a ser visto como um processo pioneiro para a responsabilização de multinacionais, em tribunais dos seus próprios países, por danos ambientais provocados em operações no estrangeiro.
A acusação defendia que os derrames tinham sido causados por deficiente manutenção das instalações. Mas o tribunal deu à razão à empresa, que alegou terem sido provocados por atos de sabotagem e pilhagem. No final, a filial da Nigéria foi condenada por não ter tomado medidas que poderia ter adotado para evitar tais atos, mas apenas numa das acusações. A empresa terá de pagar uma indemnização a um dos agricultores, num montante ainda a estabelecer.
O veredito pôs ambas as partes a reclamar vitória. A Shell está satisfeita por não ter sido imputada nenhuma responsabilidade à empresa-mãe e por se ter reconhecido que os acidentes foram provocados por atos de sabotagem. “A poluição por petróleo na Nigéria é um problema. No entanto, a maior parte é causada por ladrões de petróleo e refinarias ilegais”, disse o diretor executivo da Shell Nigéria, Mutiu Sonmonu, citado pelo jornal britânico The Guardian.
Para os Amigos da Terra, a decisão do tribunal “é uma importante vitória para o povo e o ambiente da Nigéria”, segundo um comunicado da organização. “É a primeira vez que a Shell é obrigada por um tribunal a pagar compensações pelos danos causados pelas suas operações”.Os Amigos da Terra mostram-se, porém, “desapontados” com o fato de quatro das cinco acusações não terem sido acolhidas pelo tribunal – decisão contra a qual os ambientalistas recorrerão.
A Nigéria é o maior produtor de petróleo em África e o 12.º do mundo, com 2,5 milhões de barris por dia. Mas a história da exploração petrolífera no país tem sido acompanhada por centenas, senão milhares, casos de poluição. Num relatório de 2011, as Nações Unidas estimaram que será necessário investir cerca de 1000 milhões de dólares (740 milhões de euros), ao longo de 25 anos, para limpar 50 anos de poluição no território ogoni, no delta do Níger, onde se concentra grande parte dos problemas.
A Shell, que opera na região desde a década o final da década de 1950, tem sido particularmente visada nas queixas de comunidades locais e de organizações internacionais. A empresa está a responder por outro processo judicial, relativo a dois derrames em 2008 pelos quais assumiu a responsabilidade. Cerca de 11.000 habitantes do território ogoni reclamam elevadas indenizações. O processo está a ser julgado pelo Tribunal Superior de Londres.
Fonte :http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/shell-condenada-parcialmente-por-poluicao-na-nigeria-1582673

Nigéria: Qualidade da Água


Análises fisico-químicas e bacteriológicas da água da mina de Crush Rock em Ishiagu, estado de Ebonyi, na Nigéria, foram feitas para determinar o nível de poluição e potabilidade da água subterrânea, devido à mineração e às atividades humanas. Os resultados foram comparados com os padrões da Organização Mundial da Saúde.

 Os resultados mostraram que o total de sólidos dissolvidos , alcalinidade total, cálcio e sódio tinham concentrações variando, respectivamente, entre 126 a 986 ppm, 200,18 a 615,55 ppm, 7,8 a 30,10 ppm e 64 a 88 ppm estiveram acima dos padrões. Entretanto, a concentração média de oxigênio dissolvido  variava entre 1,2 a 3,2 ppm, abaixo do padrão.

Outros parâmetros medidos foram encontrados dentro do aceitável permitido. Pseudomonas, Chromobacterium, Bacillus, Escherichia, Staphylococcus, Flavobacterium, Micrococcus, Citrobacter e Achromobacter foram identificadas como as principais espécies de bactérias isoladas da água. O estudo revelou que a água da mina de Crush Rock requer tratamento químico e físico, para poder ser consumida pela população, já que nas condições atuais ela não é potável.

Fonte:
Department of Biotechnology, Federal University of Technology Owerri, Imo State, Nigeria.

Geografia e Turismo


  • Localização: África ocidental, fazendo fronteira com o Golfo da Guiné, entre Benin e Camarões.
  • Clima: variado; equatorial no sul, tropical no centro e árido no norte.
  • Atrações principais: Parque Nacional de Yankari, montanhas de Tula, Praia dos Cocos, Parque Nacional de Gashaka Gumit, rochedo de Zuma, Praia de Calabar.
  • Vacinas: febre amarela, hepatite A, hepatite B, tifóide, meningite, raiva, pólio.
  • Distância do Brasil: 6.367,49 km (a partir de Brasília).
  • Moeda: Naira.
Fonte:
Informações da Nigéria

Governo


  • Tipo: república federativa.
  • Sistema judicial: baseado na lei comum inglesa, lei islâmica (nos 12 estados do norte), e lei tradicional; aceita a jurisdição compulsória da Corte Internacional de Justiça.
  • Feriado nacional: Dia da Independência (Dia Nacional), 1° de outubro de 1960.
  • Constituição: nova constituição adotada em 5 de maio de 1999; efetiva em 29 de maio de 1999.
Fonte: 
Informações da Nigéria

Meio Ambiente

  • Porcentagem de área terrestre coberta por florestas: 12,2% (2005).
  • Emissão de dióxido de carbono (em milhares de toneladas métricas de CO2): 114.024 (2004).
  • Proporção total da população que utiliza fontes de água potável tratada: 47% (2006).
  • Proporção total da população que utiliza serviços de saneamento: 30% (2006).
Nigéria

Fonte:
Informações da Nigéria

Economia



A economia da Nigéria é impulsionada pelo setor de petróleo, que contribui com 20% do PIB, enquanto o setor agrícola não conseguiu acompanhar o crescimento da população. Reformas têm sido propostas para salvar a economia da corrupção, má administração e instabilidade política.

  • Indústrias: petróleo bruto, carvão, estanho, columbita, azeite-de-dendê, amendoins, algodão, borracha, madeira, couros e peles, têxteis, cimento e outros materiais de construção, gêneros alimentícios, calçados, químicos, fertilizantes, estampagem, cerâmicas, aço, construção e reparo de pequenas embarcações.
  • Índice de desemprego 4,9% (2007).
  • População abaixo da linha de pobreza: 70% (2007).
  • Exportação: petróleo e produtos de petróleo, cacau, borracha, gás natural.
  • Importação: petróleo, maquinaria, químicos, equipamentos de transporte, bens manufaturados, alimentos, animais vivos.
Fonte:
Informações da Nigéria

Histórico


A Nigéria ficou sob forte controle britânico durante o século 19. Após a Segunda Guerra Mundial a Nigéria conquistou mais autonomia depois de uma sucessão de constituições e, finalmente, conquistou independência em 1960. Adotando uma nova constituição, a Nigéria passou a ter um governo civil em 1999, depois de ter um governo militar por 16 anos. 

Após alguns períodos de violência durante as eleições de 2003 e 2007, a Nigéria está atravessando seu mais longo período de governança civil desde sua independência.  O governo enfrenta desafios para institucionalizar a democracia e libertar a região de tensões religiosas e étnicas persistentes. A reforma de uma economia dependente do petróleo que está contaminada pela corrupção e má administração é outro desafio para o governo. 

Fonte:
Informações Nigeria

Dados Populacionais

  • População: 138.283.240 (julho de 2008).
  • Taxa de natalidade: 39,98 nascimentos por 1.000 habitantes (2008).
  • Taxa de mortalidade: 16,41 mortes por 1.000 habitantes (2008).
  • Grupos étnicos: a Nigéria, o país mais populoso da África, é composto de mais de 250 grupos étnicos e os que se seguem são os mais populosos e influentes politicamente: haussa e fulani (29%), iorubá (21%), igbo (ibo) (18%), ijaw (10%), kanuri (4%), ibibio (3,5%), tiv (2,5%)
  • Principais religiões: muçulmana (50%), cristã (40%), crenças indígenas (10%).
  • Línguas: inglês, haussa, iorubá, igbo (ibo), fulani.
  • Alfabetização: 68% (2003).
  • IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,47. Posição no ranking: 158° entre 177 países. 
    Fonte:
Informações da Nigéria

Saneamento Básico



Ter água encanada, limpa e tratada é um privilégio a que muitos ainda não têm acesso. Segundo relatório sobre o estado do saneamento básico no mundo publicado em março de 2011 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por outras agências da ONU, mais pessoas morrem por causa de contaminação na água do que por todas as formas de violência, inclusive guerras.
A Missão Portas Abertas financiou a abertura de um poço artesiano para uma aldeia situada no Estado de Katsina. O poço beneficiará os moradores da região que costumavam caminhar cerca de cinco quilômetros para obter água limpa. Uma empresa de Jos, capital do país, foi contratada para fazer o levantamento, a perfuração e instalação. Alguns voluntários foram treinados para manter a bomba e fazer trabalhos de reparação sempre que necessário.

Um pouco mais sobre a Nigéria

A Nigéria situa-se no Golfo da Guiné. As suas maiores cidades localizam-se nas terras baixas do sul. A parte central do país é composta por colinas e planaltos. O norte consiste de terras baixas áridas. Os países limítrofes são o Benim, o Níger, o Chade e os Camarões.
A floresta e os bosques ocorrem principalmente no terço sul do país, que é afetado por chuvas sazonais oriundas do oceano Atlântico entre Junho e Setembro. À medida que se segue para norte, o país vai-se tornando mais seco e a vegetação mais semelhante à da savana. O terço norte do país inclui-se na região semi-árida do Sahel, que marca o limite sul do deserto do Saara.
A Nigéria é dividida em três pelos rios Níger e Benue, que chegam ao país vindos de nordeste e noroeste e se vão juntar mais ou menos no centro, perto da nova capital, Abuja. Daí, o rio Níger acrescentado com água do Benue flui para sul até desaguar no mar num grande delta.
O seu ponto mais elevado é o Chappal Waddi.

Ficheiro:Nigeriamap.png


Fonte:
Wikipédia

22 de mai. de 2013

Principais rios da Nigéria




. Rio Benue:

   O rio Benue nasce no planalto Adamawa, norte dos Camarões, fluindo para oeste e passando por Garoua. Entra na Nigéria a sul das montanhas Mandara.
. Rio Cross:
   O rio Cross é o principal rio do sudeste da Nigéria e empresta o nome ao estado Cross River.
. Rio Kaduna:
   O rio Kaduna é um tributário do rio Niger que flui ao longo de 550 km pela Nigéria. Ele tem o seu nome a partir dos crocodilos que viviam no rio e área circundante. Kaduna, no dialeto nativo, era a palavra para crocodilo.
. Rio Osun:
   O rio Osun (também escrito Oshun em inglês ou Oxum em português) é um rio que flui para o sul pelo centro das terras Yoruba no sudoeste da Nigéria para o interior da Lagoa Lagos.
   Ele é um de vários rios referidos na mitologia local por terem sido mulheres que se converteram em águas fluentes depois de algum susto evento traumático ou lhe causaram raiva.
   Osun foi segundo a opinião geral uma das esposas de Xangô, o Orixá do trovão da mitologia yoruba.
   A adoração tradicional anual no Templo de Osun perto do rio Osun em Osogbo tornou-se uma atração turística importante, atraindo gente de várias partes da Nigéria e países distantes para o festival anual em agosto.
   O rio Osun tem um número de afluentes de fontes emanadas das colinas yoruba. Alguns dos afluentes são também chamados de Osun ou Omi Osun (significado águas de Osun) em algumas partes da região Yoruba.
. Rio Rima:
   O rio Rima é um rio no norte da Nigéria e que faz a fronteira desta com o Níger. Junta-se ao rio Sokoto perto de Sokoto. O Rima é um rio sazonal: apenas tem água na estação das chuvas.
. Rio Sokoto:
   O rio Sokoto é um rio no norte da Nigéria, afluente do rio Níger. As planícies por onde passa são extensamente cultivadas e o rio é usado como fonte de irrigação. É também um importante meio de transporte.

Fontes:

Principais lagos da Nigéria


. Lago Chade:
   É um lago de água doce, o que é raro para um lago endorreico (cujas águas não se ligam ao mar). Por ser muito raso, tendo apenas algo entre 7 e 10,5 m em sua parte mais profunda, apresenta grandes mudanças sazonais em sua área ocupada.
   A bacia hidrográfica teórica do Lago Chade é de 2 280 000 km², cerca de 7,8% da África. Porém, a bacia ativa não passa de 970 000 km². Cerca de 90% da água do lago vem do Rio Chari e do seu afluente Rio Lagone, vindos ambos de montanhas da República Centro Africana e que formam o remanescente sul do lago. Separada dessa parte sul do lago, fica a área alagada do norte (10% do total), formada pelo Rio Komadougou Yobé, que vem da Nigéria e, chega enfraquecido por duas barragens, que reduziram seu fluxo de 7 km³ para 0,45 km³ anuais. Essa separação entre as duas partes do lago prejudicou a área norte, cuja perda hídrica foi compensada por intensa perfuração de poços..

. Lago Kainji:
   Lago Kainji, Oeste da Nigéria, é um reservatório no Rio Níger, formado pela barragem de Kainji. Foi formada em 1968 e é uma parte do Níger (estado) e Kebbi (estado). Kainji Lake National Park (KNLP), situado em torno do lago, é o mais antigo Parque Nacional da Nigéria, criado em 1976.
   A barragem de Kainji está situada no sul do estado Níger e gera energia para a maioria das cidades na Nigéria. Foi construída de 1964 à 1968 e custou cerca de 209 milhões de dólares, um quarto dos quais foi usado para deslocamento da população original. Juntamente com uma pequena barragem para um fluxo menor, é 10 km de comprimento e 65 m de altura no meio. Tem uma capacidade de 12 turbinas produzindo um total de 960 MW, mas apenas 8 foram instaladas, produzindo 760 MW. Parte da produção é vendida para o país vizinho Níger.

. Lagoa de Lagos:
   Lagoa Lagos é uma lagoa que partilha o seu nome com a cidade de Lagos, Nigéria, a maior cidade da África, situada no seu lado sudoeste. O nome é Português, e significa 'lago', Lagoa Lagos "é um exemplo de um nome de lugar tautológico.

Fontes:
Nigéria

Hidrografia da Nigéria


   A Nigéria é dividida em três pelos rios Níger e Benue, que chegam ao país vindos de nordeste e noroeste e se vão juntar mais ou menos no centro, perto da nova capital, Abuja. Daí, o rio Níger acrescentado com água do Benue flui para sul até desaguar no mar num grande delta, o Níger é fundamental para o transporte interno.O Níger é o terceiro rio mais longo da África, e o principal da África Ocidental, com cerca de 4180 km de comprimento e uma bacia hidrográfica de 2,2 milhões de km2. O seu principal afluente é o Rio Benue.
   As três maiores bacias de drenagem em território nigeriano são a do Níger-Benue, a do lago Tchad, e a costeira, do golfo da Guiné. O Níger e seu maior tributário, o Benuê, são os maiores rios do país. O Níger tem muitas corredeiras e quedas d'água; o Benuê é navegável em toda a extensão, exceto no verão. Os principais rios da área norte da bacia Níger-Benuê são o Sokoto, o Kaduna e o Gongola, e os rios que deságuam no lago Tchad. Rios de pequeno curso, que desembocam no golfo da Guiné, banham as áreas costeiras. Projetos de aproveitamento das bacias acabaram por criar grandes lagos artificiais, como o Kainji, no Níger, e o Bakolori, no Rima.

   O delta do Níger é uma imensa região de planícies, através da qual as águas desembocam no golfo da Guiné. Lagos formados por cotovelos de rio, meandros e barragens formam a paisagem local. Há grandes pântanos de água doce com manguezais perto do litoral.


Fontes: 

18 de mai. de 2013

Informações básicas: Nigéria

 http://refunitebrasil.files.wordpress.com/2010/12/flag-map_of_nigeria.png  



Capital: Abuja.
Cidade mais populosa: Lagos.
Língua oficil: Inglês.
Área
 - Total: 923 768 km²
 - Água (%): 1,4
Moeda: Naira.

Nigéria, oficialmente República Federal da Nigéria, é uma república constituicional federal, compreendendo trinta e seis estados e um Território da Capital Federal. O país é localizado na África Ocidental e compartilha fronteiras terrestres com Benim a oeste, Chade e Camarões a leste e Níger a norte.

A Nigéria é o país mais populoso da África e o oitavo país mais populoso do mundo; com uma população de mais de 148 milhões de habitantes, o país contém a maior população 'negra' no mundo. A maioria da população do país vive na pobreza absoluta.

Fontes: Wikipedia
Imagem: Google

10 passos para preservar a água

Large 

No ano internacional de cooperação pela água, vamos ressaltar aquelas velhas dicas de preservação desse bem. A água, esse importante patrimônio da humanidade, encanta e preocupa. 
O encanto surge ao se contemplar esse universo maravilhoso, o das águas doces e salgadas. 

Quanto à preocupação, ela aparece logo em seguida. Porque algo precisa ser feito, a mostra alerta a todo o momento, para preservar esse patrimônio prestes a ser destruído. 
É urgente alterar hábitos, hábitos simples e perigosos, eles que já estão integrados em nosso dia a dia.

1. Fechar a torneira durante a ducha, enquanto passa o sabonete.

2. Fechar a torneira enquanto escova os dentes.

3. Jogar o lixo no lixo, e não dentro do vaso sanitário, evitando assim o uso da descarga.

4. Checar se a descarga está regulada.

5. Parar de jogar na rua o que tem nas mãos: basta chover para que esse lixo seja levado pela água para o bueiro, onde o lixo ganha volume e provoca alagamento.

6. Conversar com a vizinha e tenta convencê-la sobre o desperdício que é lavar a calçada. Porque a calçada não precisa de água, mas o planeta sim.

7. O carro pode ser lavado com a medida de água de um balde, o que evita usar a mangueira livremente.

8. Desviar a água da máquina de lavar para o tanque e, com ela, lavar o quintal.

9. A água usada para lavar frutas e legumes serve depois para molhar as plantas.

10. Mudar essa história de evitar o desperdício só em casa. Água é um bem coletivo - seja onde for, se está gastando à toa, o resultado será negativo para todos nós.

Fontes: Educar para crescer
Imagem: We Heart It

Apresentação

 Large


A água é um recurso vital para a sobrevivência dos seres vivos da Terra. Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido.
A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais.

Mas a água em estado líquido também aparece nos rios, nos lagos e nas represas, infiltrada nos espaços do solo e das rochas, nas nuvens e nos seres vivos. Nesses casos ela apresenta uma concentração de sais geralmente inferior a água do mar. É chamada de água doce e corresponde a apenas cerca de 2,6% do total de água do planeta.

    Large

Cerca de 1,8% da água doce do planeta é encontrado em estado sólido, formando grandes massas de gelo nas regiões próximas dos pólos e no topo de montanhas muito elevadas. As águas subterrâneas correspondem á 0,96% da água doce, o restante está disponível em rios e lagos. 

Aqui nós vamos falar sobre a hidrografia nigeriana, abordando as dificuldades e de como cada um pode fazer sua parte para preservar esse bem limitado e essencial.


Fontes: Só Biologia
Imagem: We Heart It